A MAÇONARIA




                                                     Apr.´. Heliomar dos Santos
                                                    Apr .´.  Luiz Carlos Conceição
                                                          Apr .´.  Gilson Miguel



Maçom e Maçonaria são termos, palavras, que provêm do francês maçom e maçonnerie, significando, originariamente, o primeiro, pedreiro e, o segundo, a sua arte.

Entretanto, ao entrarem para o léxico português, com a grafia de Maçom e Maçonaria, esses vocábulos vieram com outros significados: Maçom, a pessoa que foi iniciada na Franco-Maçonaria ou, simplesmente, na Maçonaria e, Maçonaria, a Ordem Iniciática , depositária de antigos mistérios esotéricos.

A MAÇONARIA é uma instituição universal e multimilenar que congrega homens sábios e virtuosos, em que os membros, irmãos fraternais, não só guardam entre si laços de profunda amizade, estima, confiança e solidariedade, mas também, meus queridos irmãos, é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

Filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

Filantrópica porque não esta constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranqüilidade da consciência.

Progressista porque partindo do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão a da razão com base na ciência.

Desde os primeiros tempos, a Maçonaria jamais se furtou de participar dos grandes eventos humanos, que transformaram as sociedades, desenhando-lhes nova conformação. No Brasil, desde a Colônia, destacou-se nas artes, nas ciências, na tecnologia, nos movimentos psicossociais e políticos, contribuindo decisivamente para a formação de nossa sociedade e do Estado Brasil.

DEVERES DE UM MAÇOM 

São deveres de um Maçom considerar todos os homens como nossos iguais e nossos irmãos. Combater a ambição, orgulho, o erro e os preconceitos. O verdadeiro Maçom deve sempre ter uma participação ativa e jamais deve compactuar com a injustiça, o preconceito, o privilégio, o desamor, a iniquidade e a incúria.

Deve opor-se a qualquer distinção e discriminação por origem, etnia, raça, credo, nacionalidade ou qualquer outra natureza, demarcando com precisão sua vocação ecumênica e democrática.

Perguntarão os irmãos porque, então, a sociedade é injusta, alguns homens são maus e até alguns maçons compartilham da maldade e esquecem-se da fraternidade e jogam-se uns contra os outros?

A resposta é simples. O homem é dotado do livre arbítrio. É dotado de inteligência e deve aperfeiçoar-se continuamente. Não pode estagnar. Com extrema humildade deve-se mostrar grande nas pequenas coisas e desgarrar-se do ódio. Na escuridão do tempo, cabe-lhe mostrar os grandes caminhos e abrir as picadas, aprimorando-se e olhando sempre para cima, sem deixar de zelar e clamar pelos que ficaram em baixo e necessitam de sua ajuda.

É certo que existe, sim, a pequena humanidade que destoa do bem, comunga com a maldade, mas a grande humanidade, esta da qual fazemos parte, vive, ama, trabalha, cria, constrói, e, por isso mesmo, a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos.

E assim o maçom distingue-se de outros seres, porque está constantemente se aperfeiçoando.

Daí por que, em momentos como este, em que o ser humano está aviltado, o ódio campeia, a corrente da solidariedade se arrebenta, os laços deixam de existir, cabe ao maçom a tarefa que sempre lhe pertenceu e não esmorecer e tomar a frente de tudo, porque ele, o maçom, está em toda parte. Seu grito, seu alerta, seu trabalho serão o grande bastão que está faltando. Não devem esperar que outros mandem ou façam ou, então, acabrunhar-se e, como o jeca tatu de Monteiro Lobato, esperar que o tempo passe ou pare, de vez!

Como bem disse Vandré nos versos de sua música “Para não dizer que não falei das Flores”:

- “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

 

FORMAS DE RECONHECIMENTO 


SINAIS   
Os sinais são o de Ord\e o Gut .´. .

O Sin\de Ord .´.  faz-se colocando a M .´. Dir .´.  com a    Pal .´. Ab .´.  Par.´. Bai .´. , sobre a Garg\com os Q .´. DDed .´. UUn .´. e estendidos, o Pol .´.  separado, formando uma Esq.´.. Sempre que estivermos em pé, parados, durante os TTrab.´. da Loj.´., devemos estar a Ord.´..

O Sin.´.Gut .´. ou Saud .´. Maç .´. é feito à entrada do Templ .´. , durante os TTrab .´. , ao Ven\Mestre e aos VVig .´. .

Estando a Ord .´. , leva-se a M .´. Dir .´. ao Omb .´. Dir .´. e deixa-se cair o Br .´. ao longo do corpo, voltando-se depois ao Sin .´. de Ord .´. .

O significado desses sinais é o de saber guardar segredo, preferindo ter a garganta cortada à revelar os Mistérios da Ordem. O braço direito simboliza a Força da Ordem, suas Doutrinas e Princípios; Os pés em esquadria ou à Ordem representam o cruzamento de duas perpendiculares, único caso em que formam quatro ângulos retos iguais, significando a retidão do caminho a seguir e a Igualdade, princípio fundamental da Ordem. 

TOQUE  
O T .´. , faz-se tomando com a M .´. Dir .´. a do Ir .´. e dando-se com o Pol.´. três PPanc .´. discretas sobre a Prim.´.Fal.´.do Ded.´.Ind .´. .

Responde-se do mesmo modo. 


PALAVRA SECRETA 

Após dado o T .´. é que se pede a P.´. S .´. . Como Apr .´. , não sei Ler nem Escrever,   só  sei  S .´. ; por isso :-  
N .´. V .´. P.´.D .´. S .´. S .´. D .´. A .´. P .´. L .´. E .´. V .´. D .´. A .´. S .´. 

A Palavra Secreta tem como significado Beleza e também Força e Apoio.

BIBLIOGRAFIA

Artigo publicado na Internet :- A Maçonaria e os Novos Tempos
Ir .´. Leon Frejda Szklarowsky – Pres. Academia Maçônica de Letras do D.F. 
Artigo publicado na Internet :- Origens dos termos “Maçom” & “Maçonaria”.Ir .´. Silva Pinto. 
Texto transcrito de folheto informativo distribuído pelo Grande Oriente de São Paulo em Dez/1997 e publicado na Internet. 
Compêndio Litúrgico do Grande Oriente Paulista.   
Ritual do Aprendiz Maçom do Grande Oriente Paulista.